Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Apesar de sintomas similares, gripe e resfriado são doenças diferentes. Saiba como diferenciar uma da outra.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Com sintomas similares, geralmente há uma confusão entre gripe e resfriado. Afinal, existem diferenças entre essas doenças? São causadas pelo mesmo vírus? Uma é mais perigosa que a outra? Todas essas e outras dúvidas serão respondidas neste artigo.

Comuns no inverno, a gripe e o resfriado são temidos pela maior parte da população. Isso porque alguns de seus sintomas são incapacitantes, como febre, dor de cabeça, dores musculares e congestão nasal.

Apesar dos sintomas serem similares, há diferenças entre gripe e resfriado, começando pelo vírus causador. Confira como diferenciar as duas doenças:

O vírus é diferente

A primeira diferença entre gripe e o resfriado é o vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é causada pelo vírus Influenza, principalmente os tipos A ou B. Cada uma dessas categorias se divide em outros subtipos por exemplo, H1N1, H3N2  B/Yamagata, entre outros.

Já o resfriado é desencadeado por outros diversos tipos de vírus, entre eles o mais comum: o rinovírus.

Apesar de similares, a diferença dos sintomas está na intensidade

Os sintomas de gripe e resfriado são bem similares. 

Em contrapartida, na maioria das vezes são diferenciados pela intensidade.

Enquanto a gripe pode desencadear outros problemas mais graves, como a pneumonia, enquanto o resfriado o risco de complicações é bem menor.

Confira as diferenças clínicas entre as doenças:

Gripe

  • Sintomas: febre costuma ser o principal sintoma e pode durar em torno de 3 dias;  calafrios, dores musculares, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar geral e perda de apetite.
  • Duração: uma a duas semanas.

Resfriado

  • Sintomas: coriza, congestão nasal e tosse; os sintomas costumam ser mais leves, e caso haja febre, essa costuma ser baixa
  • 2 a 4 dias

Como ocorre a transmissão

A diferença entre elas nesse sentido não existe: a transmissão ocorre quando gotículas de saliva do indivíduo infectado entram em contato com as vias aéreas de outra pessoa.

Além disso, a contaminação também ocorre quando a pessoa toca em objetos contaminados pelos vírus e coloca a mão nas vias áreas.

Os lugares públicos fechados, como meios de transportes coletivos e espaços pouco arejados, são os principais  locais de transmissão dessas doenças virais.

Quem pode pegar gripe e resfriado

Todos nós estamos sujeitos a contrair gripe e resfriado. Os quadros de resfriado costumam apresentar uma boa evolução. Porém, no caso da gripe, pessoas que pertencem grupo de risco, como idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas, possuem maior chance de desenvolver complicações graves da doença.

Não por acaso, existe a campanha anual de vacinação contra a gripe.

Como tratar os sintomas da gripe e resfriado?

A gripe e o resfriado têm praticamente o mesmo tratamento dos seus sintomas (coriza, febre, dor de cabeça, dores musculares e congestão nasal): aumentar o consumo de líquidos, manter uma dieta saudável e, quando necessário, uso de medicamentos, como o MultiGrip, para aliviar os sintomas.

O MultiGrip é indicado para aliviar congestão nasal, coriza, febre, dores musculares e dor de cabeça. A ação do medicamento começa após 15 minutos da administração.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MULTIGRIP É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS.

Em contrapartida, em alguns casos a gripe precisa de acompanhamento médico e tratamento específico com medicamento antiviral, para evitar complicações. Em caso de dúvidas, busque orientação médica.

Meios de prevenção

Como a forma de transmissão de gripe e resfriado é semelhante, os meios de prevenção também são similares: redobrar a higiene das mãos, evitar objetos compartilhados e, claro, aumentar a imunidade para deixar o organismo fortalecido contra os vírus.

Fontes consultadas:
Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35481-voce-sabe-a-diferenca-entre-gripes-e-o-resfriado. Acesso em 17 de julho de 2020.
Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/19/protocolo-influenza-2017.pdf. Acesso em 17 de julho de 2020.
Bula do produto Multigrip® Cápsula 400 mg de paracetamol + 4 mg de maleato de clorfeniramina + 4 mg de cloridrato de fenilefrina. Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda. Reg. M.S. nº 1.1819.0021

Comentários

4 Cápsulas

Multigrip

Selecione a quantidade:
  • Coriza
  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Congestão nasal

Multigrip

Selecione a quantidade:
  • Coriza
  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Congestão nasal

Multigrip

Selecione a quantidade:
  • Coriza
  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Congestão nasal
Compre já